A vida da gente, o final que desagradou o mundo
Eu sinceramente achava que era uma boa aposta da Globo, sem dúvida uma novela muito linda, mas esta novela também é um exemplo em como se pode arruinar uma produção num único episódio. O final foi sem sombra de dúvidas, para mim, uma verdadeira decepção, muito ruim!
Se a tonica da história é a segunda chance que a vida da à personagem Ana, para reencontrar o amor de juventude depois de ter ficado 5 anos em coma, como é que no final ela fica com outro?
Desde quando é que uma autora se lembra de ir por um caminho (o certo) e depois do nada anda para trás?! E pior indo contra as espectativas da maioria do seu público, sim porque ontem nos sites de foruns ainda muita gente estava com esperanças que o que saiu para a imprensa fosse só uma forma de desviar a atenção para o final, e que a história terminasse com os personagens Ana e Rodrigo juntos, mas terminou foi com as esperanças e com a vontade de muitos de continuarem a assistir a novelas.
Também li hoje que se fala que a autora criou um final muito simples e lindo, e eu pergunto onde é que isso está? Aliás se formos atrás vemos que a cena final mais não é que uma recordação da novela Por Amor, só que em vez da Gabriela Duarte, Fábio Assunção, Regina Duarte e António Fagundes, estavam Fernanda Vasconcellos, Thiago Lacerda, Majorie Estiano e Rafael Cardoso.
E depois aquela despedida por email não lembra a ninguém, nunca que na vida real isso aconteceria, embora eu até entenda onde a autora quer chegar, já lá vamos. Continuando com a descrição do último capitulo, a reviravolta da história em que o personagem Rodrigo vai bater à porta da casa da Manu, não foi uma cena que mostrasse um sentimento, aquilo não foi nada, e depois a cena da Ana e do Lúcio, nem se fala.
Quanto ao modo de escrita e se estivermos atentos vemos que em algumas novelas, o enredo centra-se num casa inicial que se separa, depois a rapariga encontra outro rapaz tem um fugás romance com esse, separam-se, ela volta para o antigo e no fim fica com o mais recente. Isso aconteceu na novela Tititi, com os personagens ao contrário na Araguaia, na novela Aquele Beijo deve suceder-se o mesmo. Mas se lermos as histórias estes casos existem, nomeadamente na novela Tititi e Aquele Beijo porque o curso da história está bem resolvido. Na Araguaia, achei que ficou horrível o Solano ter ficado com a vilã e não com a protagonista. Mas aqui na Vida da Gente, não se podia de maneira nenhuma concluir outro final que não a reconciliação dos protagonistas, e claro das irmãs, mas isso é outro assunto. O personagem coadjuvante Lucio, entrava só para baralhar, tal como o Gabriel, que todos pensavam que ficava com a Manu, mas parece que foi ali só fazer figura de parvo, porque sinceramente foi perda de tempo.
Numa frase acho que foi um final desastroso, em que a autora quis fazer o seu publico de idiota.
Em outros posts falarei mais sobre o tema!
Comentários
Enviar um comentário